POLÍCIA CIVIL na SIPATR da DALAIO


21/08/2017
A Polícia Civil de Vacaria participou nesta segunda-feira, 21/08, na sede da Empresa Dalaio Agropastoril Ltda, da XIII Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho Rural – SIPATR, ministrando a palestra “A Importância da Prevenção às Drogas, as atribuições da Polícia Judiciária e como fazer para DENUNCIAR”.
Segundo o representante da Polícia Civil, comissário João Carlos Pinto de Abreu, o qual foi o palestrante nesse encontro, essas ações são importantes para o atendimento da Filosofia de Polícia Comunitária na Atividade de Polícia Judiciária, visando um Acolhimento mais Profissional e Qualificado à sociedade sendo percebidas como uma maneira eficaz de atingir o objetivo de ações conjuntas de cidadania e segurança, pois indo até o local de trabalho, o trabalhador tem a oportunidade de ouvir sobre prevenção e orientações, que em outros horários, talvez não pudessem participar desses eventos.
Foi enfocada a reflexão do conceito de polícia competente, protetora e amiga que transmite imagem favorável às crianças e assim num futuro próximo aumentará o traço da cultura da comunidade mais próxima das organizações policiais.

“O jogo é reduzir aquilo que é risco e aumentar aquilo que sabemos que protege”

“O jogo é reduzir aquilo que é risco e aumentar aquilo que sabemos que protege”

Na manhã de terça feira, 08/08/17, na sala de Reuniões da Assistência Social, ocorreu à reunião ordinária do Conselho Municipal sobre Drogas, presidida pelo Comissário da Polícia Civil João Carlos Pinto de Abreu.

No encontro foram analisadas algumas formas destinadas à prevenção no âmbito familiar e chegando a conclusão que infelizmente muitos dos pais estão falhando na missão de realizar suas atribuições que condizem com a prevenção primária, que é dentro da própria família.

Fez parte da pauta também a pretensão de aumentar o Comad, pois foram convidados diversos órgãos e entidades de Vacaria para fazerem parte, os quais terão um lugar permanente no Conselho sobre Drogas, com direito a voz e voto.

E foi explanado sobre o projeto “ANJOS DO COMAD” que visa sob o crivo da prevenção às drogas evitar o aliciamento de crianças e adolescentes no tráfico e uso de drogas e em consequência diminuir os atos infracionais e crimes conexos, pois, segundo o presidente do Comad, “O jogo é reduzir aquilo que é risco e aumentar aquilo que sabemos que protege”..

BATMAN , HOMEM ARANHA, SUPER HOMEM OU SUPER PAI?!

BATMAN , HOMEM ARANHA, SUPER HOMEM OU SUPER PAI?!

No mundo fictício de super-heróis, a exemplo de Batman ou Homem Aranha, os quais têm suas identidades secretas e como ‘parceiros’ os policiais, Comissário Gordon, fiel escudeiro no Batman e o Capitão George Stacy, pai da primeira namorada de Peter Parker, no filme Espetacular Homem Aranha, lutando juntos contra o crime.

Na realidade sabemos que a comunidade deve confiar ainda mais nas policias, podendo para tanto utilizar o fone 181, que é o disque denúncia da Secretaria de Segurança Pública, um mecanismo que auxilia no combate a qualquer tipo de crime, durante 24 horas por dia, 07 dias por semana, não sendo preciso se identificar e que também no MUNDO REAL, dentro da ótica de coincidências com as telas de cinema, temos, o que podemos chamar de “liga do bem” na luta contra as drogas, que são as instituições, o poder público, setor privado, forças da segurança pública, judiciário, promotoria, defensoria, conselho tutelar, guarda municipal, conselho municipal sobre drogas, cap’s, amor exigente entre outros e claro a FAMÍLIA, que devem estar cada vez mais coesa, mobilizada no enfrentamento às drogas.

Para isso, são necessários os movimentos preventivos e repressivos às drogas, aí sim, como os super-heróis, deveremos ser incansáveis na jornada de proteger nossas crianças e jovens dos entorpecentes e seus maus. Sempre visando uma grande ação, com várias frentes, ampliando programas de assistência e prevenção, que a cidade já desenvolve com bons resultados.

A “Liga do Bem” deve realizar ações, como as atividades educativas, preventivas e os cuidados aos pacientes dos centros de Assistência Psicossocial (CAPS), com base no que já é feito, trabalhando a partir de três grandes eixos: prevenção, cuidado e repressão. No terceiro eixo, entram as ações de combate às drogas coordenadas pela forças de segurança pública.
Sendo assim não banque um super-herói, sem apoio. Torne-se um “SUPER PAI” praticando a prevenção primária, com a ajuda dos órgãos e instituições de competência e caso descubra que seu filho entrou nessa, procure ajuda especializada: um psicólogo, um grupo de mútua-ajuda, um conselheiro, um médico, um amigo de confiança, se informe, nunca desista de ser o SUPER-HERÓI do SEU FILHO.
Homenagem a todos os verdadeiros heróis no dia a dia que são os PAIS que ensinam aos filhos através de exemplos, com amor e responsabilidade.

Comissário de Polícia JOÃO CARLOS PINTO DE ABREU
Chefe do SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA POLICIAL e ANÁLISE CRIMINAL – SIPAC
Delegacia de Polícia Regional – DPR
Membro do Conselho Municipal sobre Drogas – COMAD
Email. comissariiabreu181@gmail.com
telefone/whatsApp: 9842 40 181

DISQUE-DENÚNCIA – Nº 181

COMBATA o CRIME, a OMISSÃO, a IMPUNIDADE e a VIOLÊNCIA.
DENUNCIE. ATENDIMENTO 24 HORAS

Polícia Civil participa de reunião do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência Escolar.

Polícia Civil participa de reunião do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência Escolar.

Na tarde de 11 de agosto, terça – feira, no salão de reuniões da 23ª Coordenadoria Regional de Educação foi realizada uma reunião para tratar de assuntos relacionados com a Segurança Escolar, quando foi tratado sobre o regimento e o estatuto do COPREVE – Comitê Comunitário de Prevenção à Violência Escolar.

Participaram representantes da 23ª CRE, de escolas estaduais da rede de abrangência, escolas municipais, particulares e de diferentes segmentos da sociedade e da segurança pública.

O objetivo geral do comitê é apresentar à comunidade escolar e local um programa de enfrentamento, mediação e prevenção a violência no ambiente escolar e no seu entorno.

“A questão da violência é bastante complexa e deve ser compreendida considerando diversos fatores sociais inter-relacionados na sua dimensão. O COPREVE significa a criação de um espaço para reflexão acerca dessa temática envolvendo a comunidade escolar e órgãos públicos no protagonismo, planejando e executando ações conjuntas de enfrentamento, controle, mediação e prevenção. Sendo assim o destaque da importância da participação de todos, inclusive colaborando com a Polícia denunciando crimes através do disque denuncia, fone 181”. Disse o comissário João Carlos Pinto de Abreu, representante da Polícia Civil.

Profissões, foi Tema para Lobinhos

20 de Abril de 2017 – jcarlos-abreu@policiacivil.rs.gov.br
Veja mais Textos desse colunista

  Lobinhos da Alcatéia Lobo Aventureiro, do Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande, receberam explanações sobre três profissões na tarde deste sábado, 08 de abril.
A convite do Chefe escoteiro Rodrigo Kramer Fernandes, a professora Adriana, a Papiloscopista Suelen e o Comissário Abreu falaram sobre suas profissões para mais de 30 crianças, com o objetivo não só de expor os detalhes de cada profissão, mas também, de estimular e incentivar que cada um alcance seus sonhos.

    Foi enfatizado o quanto é importante o estudo, a persistência e ficar longe das drogas. Já a Professora Adriana destacou o fundamental respeito pela família que é o alicerce para a construção dos sonhos e a Papiloscopista Suelen falou sobre a importância de se escolher o que se ama.

20 de Abril de 2017 – jcarlos-abreu@policiacivil.rs.gov.br
Veja mais Textos desse colunista

Reunião COMAD e UAMVA

23 de Março de 2017 – jcarlos-abreu@policiacivil.rs.gov.br
Veja mais Textos desse colunista

   DROGAS, foi assunto com os Presidentes de Bairros em Vacaria na noite de quarta feira, dia 05 de abril, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores.

  Um dos temas abordados, foi a importância do cidadão de bem fazer denúncias aos órgãos de segurança, com destaque ao disque denúncia da Secretaria de Segurança Pública, através do fone 181 e também o projeto caixa preta e branca da Polícia Civil, que propõe criar um elo direto entre a Polícia e a comunidade, podendo ser feito elogios, sugestões, críticas e denúncias através de um formulário identificado ou não, que é posto em uma das referidas caixas/urnas, as quais poderão ser itinerantes nas reuniões dos bairros. Trata-se de uma maneira simples para que a comunidade aponte problemas, faça denúncias e traga assuntos que pautarão as futuras ações da Polícia Civil.

  No encontro com as lideranças dos bairros houve a divulgação do curso de capacitação QUALIDADE DE VIDA com AMOR EXIGENTE, o qual inicia no dia 11 de abril, sendo 8 encontros, das 19 horas às 22 horas, sempre nas terças-feiras. As inscrições são gratuitas e irão até o dia 07 de abril, às 17 horas, podendo ser diretamente com o presidente de cada bairro ou na sala dos Conselhos, que fica junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Campos Sales, nº 542, centro.

    A capacitação vem a calhar, pois a maioria dos presidentes dos bairros afirmou que muitas vezes, quando o assunto é droga, não sabem como agir corretamente na orientação ou nas providencias a serem tomadas.

23 de Março de 2017 – jcarlos-abreu@policiacivil.rs.gov.br
Veja mais Textos desse colunista

Capacitação QUALIDADE DE VIDA com AMOR EXIGENTE

 

João Carlos Pinto de Abreu

30 de Março de 2017 – jcarlos-abreu@policiacivil.rs.gov.br
Veja mais Textos desse autor

    Na Secretaria Municipal de Educação – SMED de Vacaria, na tarde desta quarta feira, 29 de março, em reunião do grupo do Conselho sobre Drogas – Comad, responsável pelo planejamento da Semana de Prevenção às Drogas, que acontecerá de 25 de junho a 01 de julho, ficou definido os últimos detalhes sobre a capacitação QUALIDADE DE VIDA com AMOR EXIGENTE, que será ministrado voluntariamente pela Psicóloga Neiva Pacheco, do grupo Amor Exigente.

A capacitação iniciará no dia 11 de abril, das 19 horas às 22 horas e serão oito encontros semanais, sempre nas terças feiras, na Escola Padre Efrem.

As inscrições serão gratuitas e irão até o dia 07 de abril, às 17 horas, podendo ser feita diretamente com o representante da instituição no conselho sobre drogas ou na sala dos Conselhos, que fica junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Campos Sales, nº 542, centro.

Será fornecido certificado de 30 horas, devendo o participante ter, no mínimo, 75% de frequência.

O objetivo é oferecer mais informações para os participantes da capacitação, podendo assim abordar o assunto e multiplicar a ideia da importância da prevenção às drogas no meio em que vive.

Conforme o comissário da Policia Civil João Carlos Abreu, presidente do COMAD, além da importante capacitação, ainda será analisado pelo grupo outras atividades para fazer parte do cronograma da semana sobre drogas, como palestras, atividades esportivas, oficina de grafite e a efetiva participação de lideres comunitários e as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar – CIPAVEs e o Comitê de Prevenção de Violência Escolar – COPREVE.

Participou da reunião a Professora Vanês Boldo, da 23ª CRE; o Pastor Romeu, da AMEV; o Pastor Agnaldo; a Inspetora Ângela Zamboni, da Guarda Municipal; a Professora Jaqueline Ferreira de Lima, da SMED e o Tenente Claudio Oliveira, da Brigada Militar.

30 de Março de 2017 – jcarlos-abreu@policiacivil.rs.gov.br
Veja mais Textos desse autor

Curso de Graduação em Segurança Pública


06 de Março de 2017 – jcarlos-abreu@policiacivil.rs.gov.br
Veja todas as colunas do Comissário Abreu

    Duração: 2 anos Forma de Ingresso: Vestibular Agendado- verificar dia no Polo. Valor: R$ 279,00 Mês – mais 10% de desconto para funcionário público.

    OBJETIVO: Se você tem facilidade de se comunicar e se relacionar com pessoas, tem perfil de liderança
e sabe trabalhar bem em equipe, pode se destacar na carreira de Segurança Pública. O especialista em Segurança Pública precisa ter iniciativa para agir adequadamente em diversas situações, usar sua postura ética e seu senso de responsabilidade social para gerar um bom impacto no seu ambiente de trabalho, além de saber analisar uma situação e criar um plano de ação com rapidez e eficiência. Durante o curso, você vai estudar conteúdos como Gerenciamento de Risco, Gestão de Crise, Segurança Bancária e Transporte de Valores, Aspectos Gerais de Armas e Munições, entre outros. Além disso, você também terá disciplinas complementadas por práticas.

    PERFIL DO PROFISSIONAL: Com uma formação em Segurança Pública, além dos cargos no setor público, você também poderá atuar em áreas como pesquisa e setor privado, integrando equipes multidisciplinares que dialogam com o poder público em projetos de segurança, ou mesmo como consultor independente. E esse é um bom momento para ingressar nesse mercado: as opções de atuação são cada vez mais diversas e as perspectivas salariais aumentam conforme a carreira pretendida. — COMISSÁRIO ABREU Tutor do curso de Segurança Pública na UNOPAR Polo Vacaria

06 de Março de 2017 – jcarlos-abreu@policiacivil.rs.gov.br
Veja todas as colunas do Comissário Abreu